domingo, 26 de junho de 2016

AS 7 LEIS DA SUPERAÇÃO II

AS 7 LEIS DA SUPERAÇÃO -Parte II


Orientações para evoluir e tirar aprendizados dos momentos desafiadores de sua vida.

1 - A LEI DA DISCIPLINA

Ter uma vida disciplinada é o primeiro passo para se superar (ou nem ter) uma crise. Temos o costume de sempre procrastinar trabalhos, responsabilidades ou afazeres que nos fazem ficar enrolados em problemas infinitos.
E isso está totalmente ligado a não termos disciplina. Portanto, experimente colocar em sua vida, por apenas 7 dias, um auto desafio de disciplinar pequenas atividades cotidianas, como, por exemplo:

"regular quanto tempo durmo todas as noites"
"regular a quantidade e qualidade de minha alimentação"
"cortar algum vício como açúcares, jogos ou bebidas"

Coloque como meta apenas um desses! Não precisam ser todos.

3 - FORMAS EFICAZES DE MUDAR OU INCORPORAR NOVOS HÁBITOS

Segredo está em reconhecer desejos, mudar rotina e oferecer a si boas recompensas

O livro "O Poder do Hábito" (Ed. Objetiva), de Charles Duhigg, traz várias informações científicas sobre o funcionamento do hábito em nossas vidas - tanto do ponto de vista fisiológico e neurológico, quanto do social e espiritual. Trata-se de uma publicação bastante interessante, que oferece informações úteis para nossas vidas,ao invés de apenas reforçar sensos comuns.

O livro começa explicando como os hábitos se formam, contando sobre várias experiências em laboratório que mediam a intensidade da resposta emocional a certas rotinas. Basicamente, os hábitos se constroem sobre três pilares:

1 - Deixa
2 -Rotina
3 -Recompensa

Sem que existam estes três itens, de modo que um desencadeie o outro, o hábito não se instala no nosso dia a dia.

E O QUE SÃO OS TRÊS PILARES DO HÁBITO?

Deixa - É o estímulo que vai provocar a rotina. No começo, pode ser algo artificial ou imposto que, com o tempo e a frequência, simplesmente deixa de ser óbvio. Ou seja, imagine que você se sente ansioso (deixa) e busca um doce (rotina) para se acalmar(recompensa). Se repetir o mesmo padrão por mais dez vezes, é bem provável que chegue um dia no qual você tenha apenas a vontade de comer doce e a percepção de que você está ansioso suma da sua mente consciente. Assim, você dirá aos outros que sempre tem vontade de "comer um docinho", ao invés de falar que é frequentemente ansioso.

Rotina - É a sequência de eventos provocados pela Deixa. Pode ser o "happy hour" toda sexta-feira, a pizza todo sábado à noite,a corrida antes do trabalho, o café após o almoço, o telefonar para a mãe todo domingo, a mentalização antes de comer, a briga com o marido quando ele chega do trabalho, etc. Como podem ver, existem rotinas boas e más, sejam provocadas por outros ou emoções, etc.

Recompensa - Por fim, é o que você vai ganhar quando a Rotina tiver sido completada. No caso dos exemplos acima, a pessoa ansiosa se acalma com o doce, a outra socializa no "happy hour", enquanto que a que come pizza todo sábado pode ver isso como um presente merecido pelo bom cumprimento da dieta da semana ou ainda uma forma de reunir familiares.



Continua na Próxima semana não percam!


Amor acima de tudo por você!


Até a próxima...



Eliane Olivia 




Este vídeo vai complementar este trabalho:










LOJA VIRTUAL: CLIQUE AQUI!






Nenhum comentário:

Postar um comentário